segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um convite para tomar um sorvete é sempre o começo de uma boa história





Que delícia que é quando a temperatura aumenta. Corremos para a praia, vestimos roupas leves, ou simplesmente nos largamos numa mesa ao ar livre, o papo correndo solto... Mas o bom mesmo é aquela vontade que dá de parar na primeira sorveteria e se deliciar com a dúvida nada cruel sobre qual sabor escolher entre os tantos que surgem
 a cada nova temporada.
Mas nem só de verão vive o sorvete, ao contrário do que muitos podem imaginar. Afinal, se assim fosse, países nórdicos, como a Suécia e a Dinamarca, que estão entre os maiores produtores da iguaria, não teriam a tradição de se esbaldar num alimento tão refrescante. Nesses lugares, o consumo nacional percapita é de cerca de 20 litros por pessoa/ ano, enquanto no Brasil, pasmem!, ainda consumimos apenas 3,5 litros. Segundo dados da Abis – Associação Brasileira da Indústria de Sorvetes, 70% das vendas no país concentra-se entre os meses de setembro e fevereiro.
O grande desafio dos brasileiros é justamente alterar esse perfil de consumo. Em estações mais quentes, sempre aumenta bastante a procura por sorvetes de frutas, feitos à base de água. Já em períodos mais frios, os sabores cremosos, à base de leite, são as vedetes da estação.
E pode tomar sem culpa. O sorvete é uma delícia muito nutritiva, grande fonte de energia. As calorias? Acredite: 100 g de sorvete (186 kcal, com leite) são bem menos calóricas que a mesma quantidade de pão francês (269 kcal) e até mesmo de leite desnatado (351 kcal). É um alimento quase completo: dependendo de sua composição, ele oferece proteínas, açúcares, carboidratos, gordura (vegetal e/ou animal), vitaminas A, B1, B6, C, D e K, além de cálcio, fósforo e outros minerais essenciais. Para quem se preocupa com o açúcar, não faltam por aí versões dietéticas das mais saborosas.
Então, faça chuva, faça sol, que tal balancear sua dieta nutricional com aquela taça de banana split ou mesmo com um simples picolé?

Nenhum comentário:

Postar um comentário